P&D Estufas Inteligentes e Eficientes Energeticamente Aplicadas à Agricultura de Precisão
O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Estufas Inteligentes e Eficientes Energeticamente para Cultivo de Plantas de Alto Valor Agregado Aplicadas a Comunidades Lindeiras ou Assentadas de Usinas Hidrelétricas” teve seu início efetivo neste mês de outubro de 2021. É um P&D ANEEL financiado pela Usina Hidroelétrica Foz do Chapecó com duração de 30 meses. A execução do projeto é da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, e do Instituto Federal Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul.
O projeto de P&D é multidisciplinar composto por equipes científicas de Energia, Computação, Agronomia e Tecnologias da Informação e Comunicação e têm a participação do Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica – Solar (NTEEL Solar) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada (LPA). O projeto irá desenvolver estufas inteligentes e eficientes energeticamente para aplicação na agricultura de precisão.
A solução tecnológica integrada entre a plataforma computacional baseada em inteligência artificial para monitoramento e tomada de decisão, a arquitetura e as estratégias bioclimáticas e o sistema fotovoltaico para eficientização e redução do consumo de energia elétrica da estufa inteligente, juntamente com as técnicas de cultivo e a metodologia de criação do modelo de negócio caracterizam a originalidade do P&D.
Acesse em: clique aqui