Projetos de Extensão

2022 – 2022
ESCOLA DO SOL: Aspectos Técnicos e Sociais da Eletrificação Rural e Urbana a Partir de Sistemas Fotovoltaicos
Descrição: O mapeamento, panorama e análise de aspectos técnicos e sociais da eletrificação rural e urbana a partir de sistemas fotovoltaicos no Sul de Santa Catarina serão contemplados no presente projeto de extensão. O mapeamento irá delimitar áreas e comunidades isoladas e/ou vulneráveis sem acesso à energia elétrica. Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede em operação serão mapeados. Os aspectos técnicos compreendem projetos de eletrificação rural e urbana a partir de sistemas fotovoltaicos enquanto os aspectos sociais são contemplados a partir de métodos de análise de aceitação e percepção de energias renováveis. Também serão desenvolvidos materiais e instrumentos didáticos, mídias digitais, ações e eventos de divulgação científica e tecnológica no âmbito da Escola do Sol. PROBOLSAS 2022.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .


Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Carla de Abreu D’aquino – Integrante / Andriele Bratti – Integrante / Cauã Tavares Nunes – Integrante.


2022 – Atual
Orientação da Associação Júnior de Engenharia de Energia – ENEJr
Descrição: Projeto de extensão no âmbito das atividades de orientação da Associação Júnior de Engenharia de Energia – ENEJr.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador.


2022 – 2022
Educação para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
Descrição: O desenvolvimento e a aplicação de tratamentos alternativos ao aterramento de resíduos sólidos urbanos (RSU) de forma integrada aos demais níveis da hierarquia de gestão de resíduos sólidos (reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar, aterrar) pode gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais. Mas para viabilizar isso, educação para a reciclagem deve ser instituída e mantida e o gerenciamento de RSU deve ser desenvolvido junto às administrações municipais por meio de pesquisa e desenvolvimentos no tema. Neste projeto ações no tema gerenciamento de RSU serão realizadas no âmbito interno e externo à UFSC Araranguá visando incentivar e implantar a reciclagem de resíduos para reduzir volume e despesas com disposição em aterro sanitário; formas alternativas para incrementar o gerenciamento de RSU serão divulgadas; material educativo será desenvolvido para difusão do conhecimento sobre gerenciamento de RSU. Promover práticas mais sustentáveis no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos incorrerá na educação ambiental da população, na expansão da cobertura da rede de coleta e tratamento de resíduos, contribuindo assim para tornar o saneamento básico mais sustentável no sul catarinense. Assim, espera-se que a realização deste trabalho apoie as ações do grupo de trabalho da UFSC Araranguá atuante junto ao COAMA – Conselho Ambiental do Município de Araranguá e também da Comissão de Sustentabilidade da UFSC Araranguá dado que a implementação da coleta seletiva nessa unidade depende de uma destinação adequada do material que for coletado, o que não existe atualmente. Como consequência, avanços no desenvolvimento do setor de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no litoral sul catarinense, que ainda é bastante deficitário, poderão ser alcançados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .


Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Integrante / Claus Tröger Pich – Integrante / Elise Sommer Watzko – Integrante / Elaine Virmond – Coordenador / Luiz Fernando Belchior Ribeiro – Integrante / Geovana Dagostim Savi – Integrante / André Valerim de Freitas – Integrante / Márcia de Fátima Suquica Panzo – Integrante / Vinícius Antônio Oliveira Cosmam – Integrante.


2021 – 2022
Empresas Juniores do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (EJs-CTS)
Descrição: Programa de extensão elaborado pelas empresas juniores do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS/ARA) para atendimento ao edital EDITAL No 8/2021/PROEX EDITAL DE APOIO ÀS EMPRESAS JUNIORES DA UFSC. O CTS foi inaugurado em Araranguá em 10/08/2009, oferece cinco cursos de graduação, sendo dois de engenharia, um na área de tecnologia da informação, e dois na área da saúde, e conta com três mestrados acadêmicos stricto sensu e um mestrado profissional. Atualmente, conta com três empresas juniores, a Empresa Júnior de Engenharia de Energia (ENEjr), fundada em 2012, a Empresa Júnior da Engenharia de Computação (EJEC), fundada em 2016 e a Empresa Júnior de Tecnologias da Informação e Comunicação (Kadima), fundada em 2018. O objetivo geral deste programa de extensão é potencializar as atividades das empresas juniores do CTS por meio de ações internas e externas à UFSC, promovendo a visão empreendedora, tornando mais atrativa a participação de novos estudantes nas EJs com o incentivo e a regularização da curricularização da extensão junto aos cursos de graduação envolvidos. Para isso, assessoramento do desenvolvimento e da divulgação dos projetos de extensão do CTS e da comunidade externa à UFSC será ofertado; a criação de novas empresas juniores no CTS será incentivada; um documento para regularização das horas de curricularização da extensão como estratégia de engajamento de novos colaboradores das EJs será elaborado; organização e participação em eventos internos e externos à UFSC ocorrerão para promover as EJs, incentivar alunos do ensino médio a ingressarem nos cursos do CTS/UFSC, demonstrar os benefícios da participação dos estudantes em projetos que visam ao empreendedorismo e à inovação nas áreas dos cursos de graduação e aproximar as EJs de entidades públicas e privadas da região sul catarinense; o desenvolvimento de associações sem fins lucrativos será apoiado por meio do uso de ferramentas de marketing digital para melhorar a sua divulgação junto à sociedade; projetos interdisciplinares serão executados para atendimento da demanda regional/nacional; versões em inglês dos sites das EJs do CTS reconhecidas serão criadas como primeiro passo rumo à internacionalização de suas atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .


Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Luciano Lopes Pfitscher – Integrante / Thiago Dutra – Integrante / Fernando Henrique Milanese – Integrante / Rogério Gomes de Oliveira – Integrante / Analúcia Schiaffino Morales – Integrante / Andréa Cristina Trierweiller – Integrante / Elaine Virmond – Integrante / Jim Lau – Integrante / Luciana Bolan Frigo – Integrante / Paulo Cesar Leite Esteves – Integrante / Carlos Eduardo Vitorino Gomes – Integrante / Jeziel Pedro dos Santos – Integrante / Wéliton Binda – Integrante.


2020 – 2022
ESCOLA DO SOL: Programa de Mentoria em Energia Solar Fotovoltaica
Descrição: O presente programa de extensão é uma mentoria em energia solar fotovoltaica.O conteúdo está dividido em mentoria de conhecimento técnico, mentoria de mercado de energia solar fotovoltaica e mentoria de posicionamento de mercado, marketing e vendas. O público alvo são engenheiros, arquitetos, técnicos, empreendedores e simpatizantes interessados em ampliar seus conhecimentos em energia solar fotovoltaica e no desenvolvimento de projetos de sistemas fotovoltaicos de microgeração distribuída e expandir seu campo de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .


Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Andriele Bratti – Integrante / Aline Rodrigues – Integrante / Raffaela Zandomenego – Integrante.


2020 – 2020
ESCOLA DO SOL: Conhecimento, Formação e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica
Descrição: O presente projeto de extensão propõe a difusão de conhecimento, formação e capacitação em energia solar fotovoltaica, contribuindo para a popularização da tecnologia. O projeto será executado no Vale do Araranguá/SC. PROBOLSAS 2020.
Situação: concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Letícia Toreti Scarabelot – Integrante / Andriele Bratti – Integrante / Karoline Roversi – Integrante / Solange Machado – Integrante / Alex da Sila De Luca – Integrante / Raffaela Zandomenego – Integrante.

2019 – 2019
VALE DO SOL RURAL: Ações para Promoção da Energia Solar no Âmbito dos Pequenos Produtores Rurais no Vale do Araranguá
Descrição: O presente projeto de extensão propõe a difusão de conhecimento técnico-científico-popular sobre o tema de sistemas fotovoltaicos para produtores rurais visando contribuir na popularização da tecnologia no campo. PROBOLSAS 2019.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Letícia Toreti Scarabelot – Integrante / Karoline Roversi – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa.

2018 – 2018
VALE DO SOL: Ciclo de Palestras e Workshops Sobre Sistemas Fotovoltaicos de Geração Distribuída no Vale do Araranguá
Descrição: O projeto de extensão será desenvolvido e executado por meio de um ciclo de palestras e workshops onde serão discutidos o panorama da energia solar fotovoltaica no Brasil e no Mundo, fundamentos e características da tecnologia, geração distribuída, eficiência energética, normas e legislação relacionados ao tema, viabilidade econômica da tecnologia, custos de instalação e tempo de retorno de investimento e potencial de integração à matriz elétrica. PROBOLSAS 2018.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Amanda Maria Betetti Ferreira – Integrante / Letícia Toreti Scarabelot – Integrante / Andriele Bratti – Integrante.

2018 – 2021
SIRIUS: Visitação Técnica à Planta Piloto Bioclimática para Promoção de Eficiência Energética em Edificações
Descrição: O projeto de extensão será desenvolvido e executado por meio de visitas técnicas à Planta Piloto Bioclimática, onde serão apresentadas as principais estratégias bioclimáticas utilizadas na edificação, visando difundir a importância do uso de estratégias passivas na otimização do consumo energético do setor de edificações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Roderval Marcelino – Integrante / Vilson Gruber – Integrante / André Possamai Rosso – Integrante / Thayane Lodete Bilésimo – Integrante / Solange Machado – Integrante.

2017 – 2019
Curso de Projeto de Sistemas Fotovoltaicos de Microgeração Distribuída
Descrição: O curso de projeto de sistemas fotovoltaicos de microgeração distribuída está dividido em duas partes. A primeira parte é presencial e são apresentados fundamentos de radiação solar, tecnologia de células, características de módulos e inversores, normativas e relacionamento com as concessionárias, mercado atual e futuro, aspectos comerciais, metodologias de aplicação dos sistemas fotovoltaicos e ferramentas computacionais para dimensionamento e simulação de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída. A segunda parte é realizada em EaD onde o aluno desenvolve um projeto final de sistemas fotovoltaicos de microgeração distribuída utilizando as ferramentas computacionais que foram apresentadas no curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Letícia Toreti Scarabelot – Integrante / Andriele Bratti – Integrante.

2017 – 2017
Desenvolvimento de um Sistema Microcontrolado de Medição de Variáveis Meteorológicas para Abordagem Temática de Energias Renováveis e Climatologia no Ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade
Descrição: Desenvolver um sistema automático microcontrolado de medição de variáveis meteorológicas baseado na placa arduino. As informações serão utilizadas para abordagem temática de energia renováveis, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas a partir de metodologias ativas de ensino visando formação de pensamento crítico em ciência, tecnologia e sociedade. PROBOLSAS 2017.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Tiago Quartiero Pereira – Integrante / Iury Melo – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa.

2016 – 2019
WEBMET – Estação Meteorológica Online
Descrição: Plataforma online para divulgação e difusão gratuita de arquivos meteorológicos medidos a partir do monitoramento de uma estação meteorológica de observação de superfície automática instalada em uma planta piloto bioclimática.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Roderval Marcelino – Integrante / Vilson Gruber – Integrante.

2016 – 2017
AQUASOLAR – Desenvolvimento de um Coletor Solar para um Sistema de Aquecimento de Água como Ferramento de Ensino de Física e Engenharia na Educação Básica
Descrição: O presente projeto propõe o desenvolvimento de um coletor solar para um sistema de aquecimento de água como ferramenta de auxílio no ensino de tópicos de Física e Engenharia nas escolas de ensino médio de Araranguá/SC. O protótipo será desenvolvido pelos estudantes do ensino médio com auxílio do professor de Física da escola e dos integrantes do presente projeto formado pelo coordenador e pelos estudantes de engenharia. Durante o desenvolvimento do protótipo serão discutidos diversos tópicos de Física e Engenharia. Entre os tópicos pode-se destacar: transferência de calor; energia solar térmica e desenvolvimento sustentável. O protótipo desenvolvido permanecerá em funcionamento na escola e o mesmo será monitorado a partir de sensores de radiação solar, temperatura ambiente, temperatura de entrada no tanque de armazenamento, temperatura de saída do tanque de armazenamento e vazão. PROBOLSAS 2016/2017.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Amanda Maria Betetti Ferreira – Integrante / Lalênia Pereira Bon – Integrante / Jeovane Bet Martins – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa.

2014 – 2019
Energia e Sustentabilidade – Entendendo o Conceito de Energia a partir da Contextualização dos Problemas Relacionados à Sustentabilidade: Uma Abordagem no Ensino Fundamental e Médio
Descrição: Os conceitos de sustentabilidade e energias renováveis aparecem diariamente na mídia e fazem parte do cotidiano de todo aluno do ensino fundamental e médio. Mas de onde vem essa energia? Quais os fenômenos físicos envolvidos no processo de geração de energia? Neste projeto será utilizada a abordagem de energias renováveis, como energia eólica, energia solar térmica e energia solar fotovoltaica, para discutir os conceitos de energia, conservação de energia, transformações entre diferentes formas de energia e seu impacto no meio ambiente. Dessa forma se pretende proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados, bem como proporcionar ao professor uma ferramenta para abordagem interdisciplinar com disciplinas como Biologia, Matemática, Química. Também está prevista a construção de textos de apoio ao professor e simulações computacionais dos processos de conversão energética com a finalidade de facilitar o aprendizado dos alunos. Projeto de extensão no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador.

2014 – 2015
Desenvolvimento de Métodos e Materiais Didáticos para Difusão no Ensino Básico de Tecnologias e Aplicações de Energias Renováveis e Eficiência Energética
Descrição: Abordar os temas de energia eólica e energia solar fotovoltaica na educação básica é importante para tornar estas fontes familiares aos estudantes e discutir os temas de eficiência energética e economia de energia é fundamental no desenvolvimento de um senso crítico nos alunos sobre o uso racional e inteligente da energia e dos recursos energéticos. O presente projeto pretende abordar tópicos de energia eólica, energia solar fotovoltaica, eficiência energética e economia de energia no ensino básico (fundamental e médio) destacando características, princípios e aplicações a partir do desenvolvimento de métodos e matérias didáticos de auxílio ao professor de Física e ou Ciências. PROBOLSAS 2014-2015.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Giuliano Arns Rampinelli – Coordenador / Josiane Peroza – Integrante / Augusto Nichelle Ottoni de Almeida – Integrante / Giorgia Laysa Pergher Chaves – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa.