Projeto Smart Greenhouse na AGROTEC 2023
Projeto desenvolvido em parceria pela UFSC e IFC obtém resultados animadores, acelerando o crescimento das espécies em qualquer época do ano, com o emprego da tecnologia e sem o uso de agrotóxicos.
Um projeto inovador desenvolvido em parceria entre o campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o campus Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC) está revolucionando o cultivo de plantas, acelerando o crescimento e melhorando a qualidade de mudas de bananeiras e orquídeas por meio do cultivo em ambiente controlado, inteligente e eficiente energeticamente.
Intitulado ‘Desenvolvimento de estufas (casas de vegetação) inteligentes e eficientes energeticamente para cultivo de plantas de alto valor agregado aplicadas a comunidades lindeiras ou assentadas de usinas hidrelétricas’, o projeto tem demonstrado resultados animadores desde o seu início, em outubro de 2021. Ele é executado no campus do IFC de Santa Rosa do Sul, no extremo sul catarinense, e na biofábrica da cidade de Alpestre, no Rio Grande do Sul, onde estão localizadas as Smart Greenhouses 1 e 2, como são chamadas as estufas do projeto, uma em cada localidade.
Acesse a matéria completa em: clique aqui