O Laboratório de Pesquisa Aplicada (LPA) está mudando e agora é denominado Cyber-Physical Systems (CPS-Lab)
O Laboratório de Pesquisa Aplicada (LPA) está mudando de nome e agora é denominado Cyber-Physical Systems (CPS-Lab). Vamos entender o que é um sistema ciberfisico. Sistemas ciberfísicos (CPS, do inglês Cyber-Physical Systems) são integrações de componentes computacionais com processos e elementos físicos que interagem em tempo real. Eles combinam hardware, como sensores e atuadores, com software e redes de comunicação para monitorar, controlar e automatizar sistemas físicos por meio de algoritmos inteligentes.
Esses sistemas são capazes de coletar dados do ambiente físico, processá-los digitalmente e agir sobre esse ambiente de forma automática e precisa, fechando o ciclo entre o mundo digital e físico. Exemplos incluem sistemas de energia elétrica, robótica, automação industrial, veículos autônomos, redes inteligentes e sistemas de saúde conectados.
Na prática, os CPS permitem simulações, monitoramento contínuo, predição de manutenção e tomada de decisão baseada em dados confiáveis, impulsionando avanços na Indústria 4.0, Internet das Coisas e outros setores que dependem da interação entre o físico e o digital.
Por que mudou o nome?
O nome LPA sempre foi muito genérico não reportando os trabalhos que são realizados no laboratório de pesquisa. CPS-Lab representa claramente as pesquisas que são realizadas, logo basta saber o nome e entender o que significa CPS que é possível saber os trabalhos realizados pelo laboratório.
O que mais vai mudar?
A equipe é a mesma, equipamentos os mesmos, ou seja, toda a infraestrutura permanece inalterada, apenas o nome para identificar melhor o laboratório. O tempo de vida do laboratório e as pesquisas também não mudam.