Desenvolvimento e Estudo de Módulos Fotovoltaicos Bifaciais no NTEEL e no Grupo IDEA

01/03/2024 11:44

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Planta Virtual de Potência para Supervisão e Previsão de Desempenho e Diagnóstico de Falhas em Usinas Fotovoltaicas com Módulos Bifaciais (PVP-SOL)“  é financiado pelo CNPq/MCTI/FNDCT e as instituições participantes são o Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica (NTEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Laboratório de Energia Solar (LABSOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Lenergy Energia Solar. No âmbito do projeto PVP-SOL, está em operação uma Planta Solar composta por dois sistemas fotovoltaicos: um primeiro (I) Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede com Módulos Bifaciais com potência nominal de 6,36 kWp e um segundo (II) Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede com Módulos Monofaciais com potência nominal de 5,52 kWp. O desempenho energético da Planta Solar em diferentes tipos de solo está sendo estudado.

No Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos da Universidad de Málaga/Espanha (UMA) foi projetado e está em desenvolvimento um experimento para estudo de módulos bifaciais. O experimento é composto por 4 módulos fotovoltaicos bifaciais e um módulo fotovoltaico monofacial de referência. Um sistema automático de aquisição de dados mede continuamente as Curvas I-V individuais dos 5 módulos fotovoltaicos. Além disso, um piranômetro e uma célula de referência medem a irradiância solar na parte frontal e um piranômetro mede a irradiância solar na parte posterior (refletida pelo solo). Dois espectrorradiômetros medem o espectro da irradiância solar frontal e posterior. As medidas de Curva I-V, de espectro solar, de irradiância solar e temperatura de módulos são registradas continuamente pelo sistema de aquisição de dados. O projeto de pesquisa é coordenado pelo Grupo de Investigación y Desarrollo en Energía Solar y Automática (IDEA) da Universidad de Málaga (UMA) e da Universidad de Jaén (UJA) e tem a participação do NTEEL Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).