Impacto da Sujidade no Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos é Tema de Defesa de Dissertação no PPGES/UFSC

25/04/2024 07:11

A Eng. de Energia Letícia Recco Tramontin, mestranda do Programa de Pós-graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES/UFSC) e integrante do Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica – Solar (NTEEL Solar), apresenta nesta sexta-feira, dia 26/04/24, sua dissertação de mestrado “Estudo e Modelagem do Impacto da Sujidade no Desempenho Energético de Sistemas Fotovoltaicos“. A banca avaliadora será composta pelo Prof. Dr. Fabiano Perin Gasparin da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Prof. Dr. Leonardo Elizeire Bremermann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. Giuliano Arns Rampinelli da UFSC. O principal objetivo da dissertação foi estudar, modelar e analisar o impacto da sujidade no desempenho energético de sistemas fotovoltaicos (FV), a partir da mensuração do ganho obtido após a limpeza de oito sistemas fotovoltaicos localizados no Rio Grande do Sul (RS) e em São Paulo (SP).